terça-feira, 10 de novembro de 2009

Samira: deslocada de todos

A muçulmana provoca comentários dos colegas de classe com seu jeito diferente!

Logo depois da primeira aula, Samira para no corredor do colégio e ajeita sua mochila. Bruno, Victor, Domingas e Fernandinho passam por ela. Ela percebe os transeuntes bem perto e olha à sua volta, bastante temerosa

Para ela, tudo é estranho. A muçulmana acabou de chegar ao Brasil  e vem achando o pessoal do colégio muito doido. “As pessoas aqui no ocidente andam com umas roupas tão esquisitas...”, pensa ela, que está sempre impecável com sua burca, mesmo no calor de 40 graus!

Ela continua seu pensamento: “Parece que as pessoas estão nuas! Será que eu vou aguentar viver nesse país tão diferente do meu?... Tô morrendo de medo...”. Será que Samira irá aguentar a divergência entre a cultura muçulmana e a do nosso país?

Renata pede perdão a Miguel.

Mas o tumulto pela notícia do acidente de Luciana desvia o foco

Título da Matéria

Mal chega ao hospital, nas primeiras horas da manhã, e Miguel se depara com Renata. Ela está tão quietinha, sentada num banco, que não chama a atenção de ninguém. Parece outra pessoa. Tem uma aparência completamente diferente da Renata histriônica que conhecemos, que bebe e faz besteiras. Obviamente, há um motivo especial pra isso.

Miguel pergunta e ela, com toda humildade do mundo, confessa: “Vim procurar ajuda”. Ajuda? Difícil de acreditar, até para um santo homem como Miguel. Mas ela suplica que ele acredite: “Pelo menos uma vez na vida”. E promete não falhar, jura. Parece mesmo decidida a mudar, por isso Miguel resolve lhe dar mais um voto de confiança.

Os dois vão ao café e, de repente, outra notícia desvia o foco. Ellen esbarra-se com Miguel e conta o que Helena lhe contou na noite anterior, o acidente e tudo mais. Miguel se alarma: “E a Luciana?”. Ellen informa que ela teve uma lesão da coluna cervical, mas ainda não sabem direito da gravidade do problema. Ele fecha o rosto, sabe que lesões na coluna sempre preocupam.

A partir daí, ainda que não seja proposital, o problema de Renata passa para segundo plano. E ela volta a ficar sentadinha num canto, completamente esquecida.     

O maior dos desafetos

Bruno se aborrece quando a mãe se lembra do pai

Título da Matéria

É no Santo Sepulcro, um dos templos mais importantes da cristandade e a última etapa de sua peregrinação pelos lugares sagrados de Jerusalém, que Bruno vai se lembrar da conversa que teve com mãe, ainda no Rio. Algumas palavras ditas ali, durante um almoço, ainda ecoam na sua memória – e lhe soam mal.

Está ali para cumprir a promessa feita quando era ainda um garoto e estava muito doente. Silvia, muito devota, prometeu que se ele se curasse, um dia, qualquer dia, quando estivesse na Terra Santa, visitaria esses lugares e rezaria para agradecer a graça. E Bruno cumpre com tanta fé que emociona sua companheira, Ana.

Mas é ali também que Bruno vai se lembrar de quando Silvia falou sobre o quanto ele é parecido com o pai, não fisicamente, mas no jeito de ser, no gestual, na maneira de se comportar. Diz isso depois de encarar o filho fixamente, um brilho melancólico no olhar. Bruno empurra o prato aborrecido. Sim, toda vez que tocam nesse assunto, Bruno se aborrece. Não quer que a mãe se lembre do pai, uma pessoa que tanto a fez sofrer.

Mas ela confessa: não se lembra porque quer. É mais forte que ela. Por mais que aquele homem tenha lhe causado mal, tenha lhe abandonado, a imagem dele ainda é viva dentro dela. E é isso que incomoda Bruno.

Mas por quê? O que teria acontecido? Quem será esse homem?

Gustavo e a empregadinha

Cida seria a mais nova obsessão do fauno?

Título da Matéria

Gustavo está no antepasto com Betina, Clarisse e Bernardo, quando, de repente, o telefone toca. É Marcos que o chama para um assunto urgente. Ele tem de sair, mas promete voltar logo. Antes, porém, ele resolve dar uma passadinha inocente na cozinha. E lá está Cida, a monumental empregada do casal às voltas com o forno. Ela está agachada verificando o ponto das torradinhas que assa quando nota a presença do patrão: “O senhor deseja alguma coisa?”.

Gustavo deseja sim, mas pela cara que faz não é bem um serviço que possa ser realizado ali, naquela hora. Mesmo assim ele experimenta uma torradinha e pede que Cida guarde mais pra quando ele voltar do compromisso. A resposta dela é uma pérola de ambiguidade: “Sim senhor. Mas eu durmo tarde, fico vendo televisão”. Seria um convite?

Gustavo entende que sim, tanto que mais tarde vai ao quarto da empregada perguntar pelas tais torradinhas. Chega e dá de cara com Cida estirada na cama, dormindo com a televisão ligada. Por uns minutos,a visão da moça, sem uniforme, deixa Gustavo hipnotizado. Aí, Cida acorda, diz que as torradinhas estão no forno e volta a dormir.

Não sabemos o que se passa na cabeça de Gustavo, mas seja lá o que for esses pensamentos todos desaparecem quando ele ouve a voz da mulher chegando por ali.

Os papéis se invertem!

Ivonete tenta se aproximar de Fabiano, mas ele a rejeita

Título da Matéria

A separação de Ivonete e Fabiano ainda vai dar muito pano para manga.

Ainda mais agora que vão trabalhar juntos todos os dias no bar de Gabriel.

“Espie só os pasteis que eu fiz. Dona Socorro fez a massa, mas eu que recheei e fritei. Já tô aprendendo todo serviço. Num tão lindo, Fabiano?”, Ivonete pergunta, tentando uma reaproximação do ex-marido.

Mas ele não quer saber! Diz que não tem tempo para falar com ela e manda que a baiana mostre serviço para que ele não passe vergonha por causa dela. Afinal, Ivonete acha que foi Fabiano quem lhe conseguiu o emprego e, grata ao ex-marido, pede desculpas e diz que vai voltar para a cozinha.

“Vai, vai, que num tô pra conversa não. Hoje eu tô virado no cão!”, avisa Fabiano falando que nem Ivonete nos tempos de casados, quando era ele quem vivia atrás da mulher.

Fique ligado! As cenas vão ao ar segunda-feira, dia 16/11.

Pelópidas só pensa em vingança

Denis teme que ele não cumpra o combinado

Título da Matéria

Pelópidas avisa a Denis que o tremendo choque que deu em Edgar é só o comecinho.

E a sede de vingança do fugitivo deixa o pintor receoso:

“Pelópidas, ouve: eu te ajudei a fugir da cadeia pra você descobrir tudo que a Judith tá fazendo contra você e depois abrir o bico pra policia.  Não pra você pensar em vingança pessoal”.

Espeto e Lili engrossam o coro e Denis acrescenta que está contando com ele. Mas Pelópidas está aéreo, fala em processos, papéis e que quer revanche.

Lili acha que o hóspede pirou e Denis diz que é melhor ele não sair dali enquanto não estiver mais calmo.

Mas Pelópidas tem uma ideia fixa: “Eu quero destruir aquela colméia!”, ele afirma para o espanto de Lili e Espeto, enquanto Denis abana a cabeça.

Fique ligado! As cenas vão ao ar quarta-feira, dia 11/11.

Gustavo ajuda rival

Ele dá para Tião os presentes que tinha comprado para os filhos de Rose

Título da Matéria

Chega o dia do aniversário de Glória e Tarcísio! Gustavo está feliz, pois conseguiu comprar presentes para os gêmeos com o dinheiro que Domenico lhe emprestou. “Uma partitura pro Tarcísio: uma sonata do Beethoven. Pra Glória, um colarzinho banhado a ouro. Será que eles vão curtir?”, ele pergunta ao mostrar os presentes para Rose. Ela fica tocada com a atitude de Gustavo. Ele se esconde porque a festa vai começar e ninguém pode vê-lo.
Corre tudo bem durante a festa, mas Tião não aparece. Em determinado momento, Rose vai até o quartinho de Gustavo e comenta o que aconteceu: “Acredita que o Tião esqueceu o aniversário dos próprios filhos? Não é a primeira vez! A Taís ligou pro Bené no bar. O Tião tá lá, jogando sinuca... A Glória já tava triste com outros problemas. Mas é o Tarcísio quem fica mais jururu, por causa do esquecimento do safado do pai!” Gustavo fica triste pelos meninos e decide ir atrás de Tião. Ele avisa sobre o aniversário das crianças e ainda ajuda o suposto rival: “Eu comprei uma lembrancinha pra cada um... Pode dar, como se fosse presente seu”. Na hora dos parabéns Tião chega à festa. Ele dá os presentes de Gustavo para os filhos e Tarcísio e Glória ficam felizes. Rose reconhece os presentes e fica surpresa.
Será que as crianças vão descobrir que Gustavo fez isso por elas? Para saber, fique ligado nos
próximos capítulos de Cama de Gato! As cenas estão previstas para ir ao ar AMANHÃ (11/11). Não perca!

Verônica vai até a casa de Rose

Heloísa leva a empresária para conhecer o primo da ex-faxineira

Título da Matéria

Verônica se surpreende ao chegar a Aromas no dia seguinte em que Gustavo esteve lá e encontrar sua gaveta aberta: “As minhas fotos! Sumiram!” Ela chama Heloísa para ver se a funcionária sabe de algo. E Heloísa acusa Rose, pois ficou sabendo que ela esteve na empresa na véspera à noite. “Deve ter sido ela que pegou. E o mais estranho: ela veio com o primo, o tal que está morando na casa ela. Ela disse que veio pegar uma carteira que tinha esquecido”.
A empresária pede que Heloísa a leve até a casa de Rose: “Quero conhecer esse primo dela hoje ainda”. Heloísa obedece a chefe e a leva até a vila na Glória.
Como será que Gustavo vai se sair dessa? Para saber, fique ligado nos próximos capítulos de Cama de Gato! As cenas estão previstas para ir ao ar HOJE (10/11). Não perca!

Último capítulo de Caminho das Índias.