quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Assista aos bastidores da gravação da nova novela das 19h, Tempos Modernos

Tempos Modernos

Na Globo é assim: enquanto uma novela está no ar fazendo o maior sucesso, já tem outra sendo produzida a todo vapor! Não é à toa que chamam a emissora de “fábrica de sonhos”. Quer um exemplo? Enquanto o macaco Xico ainda apronta todas em Caras e Bocas, a equipe da próxima novela das 19h, Tempos Modernos, já grava cenas em São Paulo, na tradicional Galeria do Rock.

Escrita por Bosco Brasil, a trama tem Felipe Camargo, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues  e grande elenco. “Portinho é um cara divertido, distraído, e vai aprontar todas por sua distração, mas também vão aprontar com ele”, revela Camargo.  Veja os bastidores no vídeo!

Designer de carros cria mesa de sinuca motorizada

Veículo foi desenvolvido pelo indiano Sudhakar Yadav.
Ele criou o carro especialmente para o Mundial de sinuca.

Foto: Noah Seelam/AFP

O designer de carros indiano Sudhakar Yadav criou uma mesa de sinuca motorizada. Com um assento, Yadav pode dirigir seu 'carro mesa de sinuca'. (Foto: Noah Seelam/AFP)

Foto: Noah Seelam/AFP

Sudhakar Yadav desenvolveu o veículo especialmente para o Campeonato Mundial de sinuca, que acontece de 14 a 25 de novembro em Hyderabad, na Índia. (Foto: Noah Seelam/AFP)

Cyndi Lauper e Lady Gaga viram batons

Lucro obtido com a venda dos cosméticos será revertido para instituição

Reprodução/AP

Lady Gaga e Cyndi Lauper terão batons com seus nomes. Os produtos serão lançados pela MAC no próximo ano. Os lucros com os cosméticos - que terão o nome de "Viva Glam Cyndi" e "Viva Glam Gaga" - serão doados à fundação em apoio a instituições que cuidam de pessoas com Aids, mantida pela empresa.

Além de emprestarem o nome para o batom, Cyndi e Gaga serão as embaixadoras da Fundação MAC Aids e gravarão a campanha do lançamento dos produtos juntas.

Segundo a companhia, os batons custarão US$ 14 e todo o lucro vai para a fundação. Os anúncios com as duas irão ao ar a partir do dia 25 de fevereiro e os produtos chegarão às prateleiras no dia 18 de março.

Lady Gaga já admitiu - em entrevistas e em seu site oficial - que se inspira em Cyndi. A veterana do pop já ouviu do presidente americano Barack Obama que Gaga "está copiando seu estilo".

Alemão acusado de matar egípcia grávida a facadas é condenado à prisão perpétua

Crime ocorrido em tribunal em Dresden chocou muçulmanos.
Ele assumiu a autoria, mas negou premeditação ou xenofobia.

O alemão nascido na Rússia Alexander Wiens, de 28 anos, foi condenado nesta quarta-feira (11) à prisão perpétua por ter matado a facadas uma egípcia grávida. O crime causou revolta na comunidade muçulmana.
O caso foi julgado por um tribunal da cidade alemã de Dresden. Durante o julgamento, Wiens admitiu ter esfaqueado Marwa al-Sherbini. Ele argumentou, no entanto, que sua ação não foi premeditada nem teve motivação xenófoba.

Foto: AFP

Alexander Wiens chega nesta quarta-feira (11) a tribunal de Dresden para receber sua sentença. (Foto: AFP)

Al-Sherbini, de 31 anos, foi esfaqueada pelo menos 16 vezes em uma sala do tribunal de Dresden quando ia testemunhar contra Wiens.
Ela o havia acusado de a ter insultado com palavras racistas, chamando-a de "terrorista" e "islamista" durante uma discussão.
Muitos tribunais alemãs, como o local do crime, não têm checagem de segurança em suas entradas.
A acusação disse que o acusado usou uma faca de cozinha com uma lâmina de 18 centímetros para cometer o crime. Ele havia escondido a arma para entrar no tribunal.
Elwy Okaz, marido da vítima, ficou ferido ao tentar protegê-la. O filho do casal, de 3 anos, assitiu à cena do crime.
Um porta-voz do tribunal disse que Wiens terá de pagar uma indenização a Okaz, mas não entrou em detalhes.
Wiens teve a chance de se pronunciar no tribunal, mas preferiu ficar em silêncio.

Ministério de Minas e Energia diz que apagão atingiu 18 estados brasileiros

Problema em três linhas de transmissão no PR e SP provocou o blecaute.
Técnicos fazem varredura em linhas de transmissão para checar causas.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou ao G1 nesta quarta-feira (11) que o apagão ocorrido entre a noite de terça (10) e esta madrugada atingiu 18 estados brasileiros. Segundo nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro estados foram afetados na totalidade: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outros 14 estados foram parcialmente atingidos: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A princípio, havia relatos de que pelo menos dez estados haviam sido atingidos pelo apagão. Os números iniciais, no entanto, não eram oficiais.

O apagão provocou a interrupção na transmissão de 28.800 Megawatts de energia no Brasil e de 980 Megawatts no Paraguai. Segundo relatório da ONS, o desligamento ocorreu no sistema de transmissão entre Foz de Iguaçu (PR) e Tijuco Preto (SP), provocando um efeito cascata nos sistemas de transmissão e substransmissão de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Angra I e II

O relatório informa ainda que as usinas nucleares de Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro, também foram desligadas na mesma sequencia de interrupções de energia que ocorreram em grande parte do país. “Angra II desligou automaticamente às 22h13 devido à perturbação geral no SIN [Sistema Interligado Nacional], conforme item 'Ocorrência na rede de Operação', permanecendo desligada. A UG [Unidade de Gerador] tem previsão de sincronismo para 17h do dia 11/11/09”, destaca a nota.
O mesmo informativo diz que Angra I também desligou automaticamente na noite de terça-feira. A usina, porém, permanece desligada e não tem previsão para voltar a operar.

Veja fotos de apagão pelo país


O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que técnicos do ONS fazem uma varredura desde a madrugada desta quarta-feira nas linhas de transmissão que teriam provocado o apagão que deixou no escuro boa parte do Brasil.
Os trabalhos estão concentrados no Paraná e São Paulo, onde ocorreram problemas em três linhas de transmissão. De acordo com o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, foram detectadas panes em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e em uma terceira que interliga as estações de Itaberá e Tijuco Preto (SP).
As causas do blecaute devem ser apresentadas nesta tarde, após a reunião emergencial do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, convocada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele preside o comitê, que também tem como membros representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa de Energética (EPE), do ONS, além de concessionárias do setor.


Entrevista

O secretário-executivo do MME disse mais cedo em entrevista coletiva que o problema, a princípio, teria ocorrido após o sistema acionar mecanismos de defesa. "Todo o sistema de transmissão cria uma situação que pode fazer o circuito desarmar uma linha e não causar nada. Nesse caso, tivemos três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois você tinha toda a carga religada no Brasil", destacou.

Zimmermann também afastou a possibilidade de o problema ter sido causado por alguma sabotagem. Questionado se a falta de investimento no setor elétrico pode ter contribuído com o apagão, o secretário negou. Segundo ele, o sistema elétrico sempre está sujeito a essas perturbações. "O país hoje é o que tem o sistema mais interligado do mundo. O Brasil vem investindo pesadamente em um sistema de transmissão robusto. Aumentamos a interligação", disse.

Apagão de 2001

Zimmermann descartou qualquer semelhança entre o apagão de 2001, que provocou o racionamento de energia no país, com o ocorrido na noite passada. "A situação que ocorreu em 2001 era falta de energia. O que se teve agora é uma situação que não tem problema de falta de energia, foi um problema elétrico que levou a essa perturbação", explicou.
Segundo ele, há oito anos faltava investimento no setor elétrico brasileiro. "Não tinha o investimento necessário em transmissão e geração, o que levou àquela situação que o país teve que racionar. Era contínuo, porque não tinha geração para atender."

Furnas

Na manhã desta quarta-feita, a empresa Furnas Centrais Elétricas informou que as linhas de transmissão que interligam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão operando normalmente e não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão.

Foto: Radar do Simepar

Imagens de radar mostram raios (em azul) e chuva na região de Itaberá (SP), às 22h15 de terça-feira (10) (Foto: Radar do Simepar)

image

Sofrimento de mãe

Marcos conta a Tereza sobre o acidente de Luciana

Título da Matéria

A visita de Marcos àquela hora da manhã é de se estranhar. Nada nesse mundo o faria encarar Tereza tão cedo, de penhoar, cara amarrotada e com o humor típico de quem ainda não tomou café. Exceto, claro, se houvesse um motivo pra isso. Mas motivo há e um bastante forte.

Antes, no caminho, Marcos buscava as palavras certas, uma forma adequada de dizer à ex-mulher tudo o que é preciso. Sua intenção era não provocar em Tereza uma reação brusca. Mas ainda que tivesse encontrado o texto certo, ele jamais seria mais claro do que a expressão de seu rosto.

Quando Tereza chega à sala e dá de cara com aquela comitiva pálida, Marcos, Mia e Isabel olhos esbugalhados, imediatamente percebe que algo de muito grave aconteceu. Marcos se adianta, tímido: “Luciana sofreu um pequeno acidente... Nada grave”.

Quem conhece Tereza sabe que ela não é mulher de se conformar com uma explicação rasa dessas. Muito menos com as tentativas de Marcos de dizer que está tudo sob controle. Ela tenta se manter no limite da tolerância, mas à medida que o ex-marido vai revelando as informações que sonegava, por total  e intensa pressão de sua parte, Tereza vai perdendo o controle.

Olhos faiscando, Tereza exige que o marido faça a ligação internacional. Se o que diz é mesmo verdade, que ele ponha a filha para falar de Amã e que ela mesma explique que está tudo bem.
Dedos trêmulos, expressão tensa, Marcos tecla.

Mas os números lhe escapam, a ligação não se completa. Mas Tereza não desiste. Ali do seu lado, ela mantém a pressão. Até que, pronto, Helena atende. O que ela vai fazer? Bem, essa é outra história.

Baque duplo por Luciana

Os gêmeos sofrem cada um à sua maneira com o problema de Luciana

Título da Matéria

Ambos os gêmeos sofrem com o impacto da notícia do acidente, cada qual à sua maneira. Jorge, o namorado, quando sabe, vasculha a internet atrás de mais informações e cancela todos os compromissos do dia. Não tem cabeça para projetos.

Miguel, praticamente, abandona Renata no saguão do hospital, justo no dia em que ela havia jurado se regenerar. O interesse do neurologista é o diagnóstico. Ellen não tem informações precisas, sabe apenas que o problema aconteceu entre as vértebras C6 e C7 e que Luciana será trazida num avião UTI, sob os cuidados do Dr. Moretti. Só a cirurgia vai apontar a gravidade da lesão. Quando os irmãos se falam, ambos já estão dilacerados. Tereza, que seria a pessoa mais indicada a dar informações, também não sabe de nada. Ainda... Naquele momento, Marcos está no apartamento dela para dar a notícia, uma missão duríssima.  

Ambos os gêmeos gostam de Luciana de uma maneira muito particular e por isso sofrem. Mas Jorge e Miguel vão encarar o problema e todas as suas conseqüências de forma muito diferente. O tempo há de provar como com que intensidade quem gosta mais da modelo.

Jacques e Piedade se casam

image

Lá do altar, Jacques se emociona assim que vê a porta da igreja se abrindo para Piedade entrar ao som da Marcha Nupcial.

Denis leva a mãe até o empresário e Padre Guilherme inicia o casamento.

Ao final da cerimônia, os noivos dão clássico beijo e arrancam os aplausos dos convidados.

A surpresa vem na hora do buquê. A mulherada se posiciona com a esperança de desencalhar, mas as flores vão direto paras as mãos de Denis, que fica espantado!

“Eu?!”, ele diz.

Você não pode perder essas cenas, que vão ao ar a partir desta quarta-feira, dia 11/11.

Milena dá fora em Amarilys

Ela acusa a ricaça de dar em cima de Nicholas

Título da Matéria

Amarilys e Nicholas se reencontram na festa de casamento de Jacques e Piedade e o rapaz puxa conversa com a ricaça:

“Ainda tá brava comigo? Eu sei que eu não fui muito legal com você, mas nós nos dávamos tão bem!”.

Amarilys diz que, depois da decepção que teve com o Denis, o que aconteceu entre os dois não teve tanta importância.

Nick aproveita a brecha e a convida para sair um dia e relembrar os velhos tempos. Só que quando ela vai responder, Milena chega e a cumprimenta, perguntando como ela está. Amarilys diz que está muito bem e recebe um fora:

“Se tá tão bem assim, por que você fica dando em cima do meu marido?”.

Fique ligado! As cenas vão ao ar quinta-feira, dia 12/11.

Verônica consegue enganar Mari

Ela convence Nuno a mentir dizendo que é seu primo

Título da Matéria

Mari não acredita na história que Verônica inventou de que Roberto é seu primo e decide tirá-la a limpo com Nuno, que é irmão de Roberto. “Ela me disse que você eram primos. Achei estranho e vim confirmar com você. Então, vocês são primos?”, ela pergunta. Mas a conversa acaba sendo interrompida por uma vendedora da loja da Aromas.
Nuno acaba fugindo de Mari e vai encontrar Verônica para entender o que está acontecendo. “Não sei por que você disse pra Mari que eu e o Roberto somos seus primos. Mas vim te avisar que eu não vou mentir pra ela. Eu vou dizer a verdade!”, ele afirma. Verônica tenta manipular Nuno: “Acho que posso confiar em você. Eu e o Roberto, nós tivemos um caso. Foi pouco depois da morte do Gustavo”. Ela diz que Ferdinando e Julieta encontraram Roberto na mansão e ele mentiu para protegê-la. A empresária faz um drama: “Nuno, se a Mari contar pro Alcino, ele não vai entender. Logo agora que a gente vai ter um filho...” Ela chora e pede que Nuno minta: “Eu sei que não tenho esse direito, mas não posso perder o Alcino! Pelo amor de Deus, não conta pra Mari que eu menti!

Último capítulo de Caminho das Índias.