sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A viagem

Despedidas, esperanças e mazelas na despedida de Helena e Luciana

Título da Matéria

Chega a hora da partida. A bordo do avião que decola em instantes, além da bagagem, tripulantes e dos passageiros, seguem sonhos, muitos sonhos. Duas mulheres em momentos diferentes, com vidas diferentes, mas unidas pelo prazer de realizar um grande desejo. Helena encerrando a carreira em grande estilo, justamente em Petra, aquela cidade mágica da Jordânia; Luciana ainda no inicio, mas com pique total para arrasar em seu primeiro desafio internacional. As duas com o mundo e a vida pela frente.

No aeroporto, porém, percebe-se que deixam pra trás alguns problemas. Helena e Marcos estão frios, distantes um com o outro. A viagem, parece, causou uma ruptura na relação. Luciana vem com a família, mas nem sinal de Jorge. O namorado – ou podemos chamar de ex-namorado? – sabe da notícia pelo jornal e não se digna a dar nem um telefonema de despedida, pelo menos até aquele momento.

Na sala VIP, sem que Marcos ouça, Tereza puxa Helena e literalmente entrega Luciana aos seus cuidados. “Você está me representando, está no meu lugar... Ela vai e volta com você, sob sua responsabilidade”. Helena entende o recado, e diz que ela pode confiar – mas sente o peso da cobrança.

De repente, quem aparece? Jorge, buquezinho de flores na mão. Luciana corre e o abraça. É a reconciliação a dois minutos da partida. Miguel, também presente, não esconde a inveja. Jorge declara seu amor, mas diz manter as mesmas certezas de antes. Súbito, a voz macia do aeroporto anuncia o voo. É hora de Helena e Marcos se despedirem. Ela diz realizar dois desejos na viagem, o dela e o de Luciana, mas garante que não gostar de sair de perto de Marcos. Um beijo simples, formal, sela o adeus.

Ficam Marcos, Tereza e Jorge sozinhos no saguão. “Nós três sobramos... É a vida”, conclui sabiamente Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Último capítulo de Caminho das Índias.